BTT Maratona 5 Cumes (Provas em Agenda)

Esta maratona percorre os 5 Cumes mais altos do concelho de Barcelos, pela seguinte ordem: Monte da Franqueira (297mts) » Monte de Airó (389mts) » Monte do Facho (304mts) » Monte S. Gonçalo (489mts) » Monte de S.Mamede, também conhecido como Ladrão, (399mts).

Rock Shox Sid 2008 (Noticias)







Como que dá para ver nas fotos estamos na presença da nova Rock Shox Sid 2008, que provavelmente terá 100 mm. Aguardamos a confirmação.

Fotos do Campeonato de Mundo de XC em Mont Saint Anne.

Mais fotos: Clica aqui

Antevisão - Desviador XTR "Shadow" 2008 (Com carbono)

Como era esperado, os fãs poderão contar com o carbono na peça que fixa as roldanas, a famosa "perna" (cage). É a primeira vez que a Shimano usa este material. Com esta , mistura o desviador diminuiu algumas preciosas gramas em relação ao 2007, cerca de 22 gramas.
Uma das outras novidades é a bicha que saí do quadro. Acabou aquela curva grande nesta versão. A bicha faz um caminho directo. Com isso, o desviador ficará mais preciso, no cambio das mudanças.

Antevisão - Grupo XT 2008


Antevisão - Bicicletas 2008

KONA SCOTT
BIANCHI

SPECIALIZED




TREK



CANNONDALE






MERIDA






KTM








LAPIERRE





GT













Fotos BTT



Francisco e Duarte, com uma pequena avaria na bike!

IV BTT nocturno Tourencinho

28 Julho - 20:30

Para aqueles que gostam de pedalar à luz das estrelas e do luar de Julho, aqui está mais uma edição do passeio btt nocturno em Tourencinho organizado pela Associação Tourencius dos Xudreiros.
O percurso será maioritariamente por trilhos e caminhos rurais do vale de aguiar com inicio e fim na aldeia de Tourencinho, haverá uma paragem na aldeia do Castelo junto ao seu monumento roqueiro, onde será o reforço alimentar, seguindo-se depois a descida pelos trilhos do bosque!

No final haverá ceia/convívio.

Inscrições 7.5 euros
Oferta - T-shirt do evento

Obrigatório uso de capacete e iluminação suficiente.
contactos para inscrição: ciclismo.acrtx@gmail.com ou tlm 933 329 003

Normas de conduta do BTT

  • Ceder a passagem a outros transeuntes não motorizados.
  • Abrandar à proximidade de pedestres, ultrapassá-los com precaução, após os haver prevenido. Controlar a velocidade nas passagens sem visibilidade.
  • Circular nos trilhos para evitar destruir a vegetação sobretudo em parques e zonas protegidas e evitar passar sobre terrenos cultivados.
  • Passar longe de animais selvagens e domésticos, evitando enervá-los.
  • Jamais deitar detritos no solo. Conservá-los até ao próximo caixote de lixo. Avisar quem assim não proceda.
  • Respeitar a propriedade privada e pública.
  • Aprender a rolar em autonomia total. Preparar para o teu itinerário, levando sempre bastante água e alimentação.
  • Aprende a fazer as reparações básicas.
  • Nunca sair só para uma incursão em terreno desconhecido. Deixa informações acerca do teu itinerário aos que ficam.
  • Usar sempre o capacete a fim de te protegeres, em todas as circunstâncias.
  • Seguir as instruções dos guias do Passeio.
  • Contribui como puderes para que o grupo se mantenha unido e animado.
  • Não percas de vista o companheiro que vêm atrás e preocupa-te em seguir o da frente.
  • Mantém-te a uma distância segura dos outros ciclistas.
  • Respeita o espírito de grupo - um passeio não é uma corrida ! Quando se ultrapassa alguém deve-se avisá-lo, anunciando antecipadamente o lado pelo qual vamos passar, e só o fazer com absoluta segurança.
  • Dá sempre prioridade de passagem a outros utilizadores dos caminhos, reduz a velocidade.
  • Cumprimenta todos os amigos da natureza e ajuda-os sempre que necessário.
  • Respeita as prioridades. Deixa cancelas e portões no estado em que os encontraste e respeita a sinalização.
  • Escolhe percursos adequados e sê auto-suficiente, levando água, alimentos e material de reparação de furos e avarias.
  • Atrás de ti deixa só a marca dos teus pneus. Não deites lixo para o chão nem destruas a natureza.
    (Fonte: Regras da Nartional Off-Road Bicycle Association - NORBA)

II Rota da Liberdade


Uma das senhoras participantes!

Ecotopia - Biketour


"O Ecotopia é um acampamento anual de activistas de toda a Europa e um encontro aberto a todas as pessoas interessadas em questões ambientais e de justiça social. O Ecotopia acontece todos os anos desde 1989, sempre num país diferente. É organizado pela EYFA (Juventude Europeia pela Acção) e por uma ou várias associações ambientais do país, que funcionam como organização que acolhe o evento. Neste ano, a 19ª edição irá decorrer em Portugal, promovida pelo GAIA (Grupo de Acção e Intervenção Ambiental)."
"O biketour do ecotopia é uma eco-comunidade móvel activista a caminho do ou desde o Ecotopia. Cerca de 10 a 50 ciclistas de origens diferentes - nacionalidade, idade, idioma, experiência - pedalam juntos para o Ecotopia, fazendo acções durante o caminho e encontrando-se com pessoas e associações que se preocupam com as questões ambientais. Carregam todo o seu equipamento para acampar e cozinhar nas suas bicicletas e atrelados."

O Biketour do Ecotopia chegou ontem à noite ao Parque de Campismo de Vila Flor. Um dos elementos que acompanhava o grupo teve uma curta conversa com membros do Clube, onde explicou resumidamente a filosofia do movimento e a razão da sua presença no concelho de Vila Flor. Depois de prestarem apoio ao movimento contra a construção da barragem no Baixo Sabor, estavam a caminho do Amieiro, onde prestariam igual apoio a respeito da prevista barragem no Rio Tua.
Independentemente a posição de cada um quanto às barragens, é no mínimo curiosa, a filosofia do grupo Ecotopia, bem como a organização da Biketour.
Partiram pouco depois das 9 da manhã, em direcção a Mirandela, carregando já com mais de 1400 quilómetros percorridos (desde Barcelona), todos os equipamentos necessários para chegarem ainda a Aljezur (incluindo uma viola e um violino!) e a utopia (a mesma que me fez acompanhá-los até Mirandela).
Para saber mais do movimento, clique aqui.
Galerias fotográficas do Pedalofilo no Flickr, aqui.

Eleição de novos corpos gerentes do CC de Vila Flor


Ontem, 06 de Junho de 2007, na sede da Junta de Freguesia de Vila Flor, procedeu-se à eleição de novos corpos gerentes do Clube de Ciclismo de Vila Flor.
Apresentou-se uma única lista. Foram eleitos para um mandato de dois anos os seguintes elementos:

Direcção
Presidente - Nuno Palmeirão
Secretário - Jorge Palmeirão
Tesoureiro - Francisco Mesquita

Assembleia Geral
Presidente - Paulo Frederico
Vice Presidente - Paulo Chacim
Vogal - Pedro Moutinho

Conselho Fiscal
Presidente - Rui Martins
Vice Presidente - João Pedro Batista
Vogal - Augusto Magalhães

Bom trabalho...

Nota: a fotografia foi tirada no IV Passeio BTT da Cereja, dia 10 de Junho de 2007, em Alfândega da Fé.

Passeios BTT 2007 (Provas em Agenda)











IV Passeio BTT da Cereja

Ouvindo as indicações atentamente, antes do início da prova.

Caravana de bicicletas ECOTOPIA em Trás-os-Montes.

A iniciativa ECOTOPIA está em Trás-os-Montes neste momento. A caravana de bicicletas conta com o apoio da Secção Portuguesa da Coordenadora dos Afectados pelas Grandes Barragens e Transvases, vai dormir ao Santuário de Sto. Antão da Barca nesta 5ª-feira (5/7/2007) contando com o apoio da respectiva Confraria. Depois desloca-se a Alfândega da Fé, onde estará às 12h. Depois da hora de maior calor (prevêm-se temperaturas de 36ºC), ruma a Vila Flor onde pernoita no Parque de Campismo Municipal.

No sábado (7/7/2007), já com o apoio do Movimento Cívico de Defesa da Linhado Tua, segue para Mirandela onde irá ocorrer uma conferência de imprensa às 16h, na Estação de Caminhos de Ferro (a confirmar). Depois o grupo viajará pela linha do Tua até à Brunheda e rumará ao Amieiro onde haverá projecção de filmes e pernoita, Domingo passeio de bicicleta entre o Amieiro e Foz Tua, onde apanharão o comboio para o Pocinho.
(e a aventura continua até Aljezur...)

Mais informação em:
http://www.thebiketour.net/portuguese.php
Queres participar contacta,Telf. 964 047 001

IV Passeio BTT da Cereja


Aconteceu no dia 10 de Junho em Alfândega da Fé e retrata o único veículo de 2 rodas devidamente autorizado a circular na estrada.

Passeio nocturno em Vila Flor


Ontem fizemos um pequeno passeio nocturno em Vila Flor. Poucos foram os que compareceram às 21 horas junto à Câmara Municipal, mas, os presentes, mostravam vontade um bom passeio pela frescura da noite.
Depois de uma passagem pelo recinto da festa de S. Pedro para encomendar alguns churrascos, saímos pela Rua da Pereira em direcção à Barragem. O percurso não estava bem delineado mas como se tratava de uma área mais ou menos do conhecimento de todos, foi-se rolando, conforme as indicações dos elementos do grupo.
Passámos por trás da Quinta de S. Domingos e subimos ao Marco, muito próximos de Samões. Apanhámos a velha estrada militar fomos até ao marco geodésico do Concieiro (731 metros de altitude) e daqui ao Santuário de Santa Cecília.
Partimos de novo por pequenos trilhos até à Barragem Camilo Mendonça. Decidimos que ainda era cedo e seguimos em direcção a Samões. Perto da aldeia, cortamos à direita. O caminho levou-nos próximo do Barracão. Já passava das onze horas e decidímos voltar a Vila Flor.
Apesar do passeio ser todo feito a um ritmo muito baixo, já tinhamos algum apetite e foi com satisfação que nos sentámos para saborearmos um bom churrasco, com pimentos assados, pão e um rosé fresquinho (de Vila Flor, é claro).