VI Rota da Liberdade - 15 de Abril

O Clube de Ciclismo de Vila Flor (CCVF) realizou no dia 15 de Abril a 6.ª edição da Rota da Liberdade em BTT, depois de um ano de interregno. A prova contou com a presença de 73 participantes da modalidade e 9 pessoas que fizeram um interessante percurso pedestre. A meia-maratona recebeu a preferência da maioria dos participantes.
A prova teve início no complexo do Peneireiro, junto às piscinas municipais e Estádio Municipal, e percorreu alguns dos caminhos e trilhos mais bonitos do concelho, sem descurar a exigência física e técnica. O percurso desenvolveu-se pelo termo das freguesias de Vila Flor, Seixo de Manhoses, Valtorno, Candoso, Carvalho de Egas e Samões, decorrendo entre os 450 e os 750 metros de altitude. Os caminhos tradicionais fizeram as delícias dos praticantes das duas rodas, com destaque para o single track do ribeiro dos moinhos em Valtorno.
A maratona foi ganha por Leonardo Lico, da aacr-bikemania; a meia maratona por Diogo Tomé, da CC Torre Dona Chama-Rodas de Fogo e a mini maratona por Leando Silva.  
O passeio pedestre visitou a aldeia abandonada do Gavião, local também incluído no percurso traçado para as duas rodas.
O reforço foi servido na Junta de Freguesia de Valtorno e o almoço no edifício do Turismo de Vila Flor.
A direção do CCVF ficou satisfeita com a forma como decorreu a prova, mas gostava de ter tido um maior número de participantes. O ano de interregno foi justificado pelo trabalho que dá organizar um evento do género, onde todo o trabalho é voluntariado, não podendo prejudicar a vida familiar e profissional dos envolvidos. "O importante não é fazer todos os anos, mas fazer bem" diz Nuno Palmeirão, presidente da direção. A crise em que o país se encontra mergulhado também não facilita as coisas, sendo cada vez mais difícil conseguir os apoios necessários das entidades e comércio local. No entanto, há um bom leque de patrocinadores que continua a apoiar a prova.
A 7.ª edição ainda não tem data marcada, nem foi equacionada pela direção. Está dependente de um conjunto de fatores que podem fazer com que ela se realize já em 2013, ou então, em 2014. Até lá, o CCVF vai continuar a proporcionar aos seus sócios a prática do ciclismo e a realizar eventos, mas de menores dimensões.
Aníbal Gonçalves


Apoios:
Câmara Municipal de Vila Flor - Junta de Freguesia de Vila Flor - Junta de Freguesia de Valtorno

Colaboração:

ACB - UVP - Instituto do Desporto de Portugal - Santa Casa da Misericórdia de Vila Flor - BV de Vila Flor - GNR de Vila Flor

Patrocinadores:
Nostri- Engenheira Informática - Barros - Seguros e Banca - Compal / Sumol - Ecomarche de Vila Flor - Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Vila Flor e Ansiães - Mini Preço de Vila Flor - Vinho Holminhos - 1000 Odisseias – Actividades de Lazer, lda - CreativeMoto Bike - DiBiNorte.


Com o maior apoio de todos - os sócios - que sempre que o clube precisa marcam presença e colaboram das mais variadas formas.

VI Rota da Liberdade III





Rota dos 7 Amedos - 6 de Maio

VI Rota da Liberdade II







Segundo grupo de fotografias da VI Rota da Liberdade realizada a 15 de Abril, em Vila Flor.
Mais fotografias aqui...

VI Rota da Liberdade I






Primeiras fotografias da VI Rota da Liberdade realizada a 15 de Abril, em Vila Flor.
Mais fotografias aqui:

VI Rota da Liberdade II