Ecotopia - Biketour


"O Ecotopia é um acampamento anual de activistas de toda a Europa e um encontro aberto a todas as pessoas interessadas em questões ambientais e de justiça social. O Ecotopia acontece todos os anos desde 1989, sempre num país diferente. É organizado pela EYFA (Juventude Europeia pela Acção) e por uma ou várias associações ambientais do país, que funcionam como organização que acolhe o evento. Neste ano, a 19ª edição irá decorrer em Portugal, promovida pelo GAIA (Grupo de Acção e Intervenção Ambiental)."
"O biketour do ecotopia é uma eco-comunidade móvel activista a caminho do ou desde o Ecotopia. Cerca de 10 a 50 ciclistas de origens diferentes - nacionalidade, idade, idioma, experiência - pedalam juntos para o Ecotopia, fazendo acções durante o caminho e encontrando-se com pessoas e associações que se preocupam com as questões ambientais. Carregam todo o seu equipamento para acampar e cozinhar nas suas bicicletas e atrelados."

O Biketour do Ecotopia chegou ontem à noite ao Parque de Campismo de Vila Flor. Um dos elementos que acompanhava o grupo teve uma curta conversa com membros do Clube, onde explicou resumidamente a filosofia do movimento e a razão da sua presença no concelho de Vila Flor. Depois de prestarem apoio ao movimento contra a construção da barragem no Baixo Sabor, estavam a caminho do Amieiro, onde prestariam igual apoio a respeito da prevista barragem no Rio Tua.
Independentemente a posição de cada um quanto às barragens, é no mínimo curiosa, a filosofia do grupo Ecotopia, bem como a organização da Biketour.
Partiram pouco depois das 9 da manhã, em direcção a Mirandela, carregando já com mais de 1400 quilómetros percorridos (desde Barcelona), todos os equipamentos necessários para chegarem ainda a Aljezur (incluindo uma viola e um violino!) e a utopia (a mesma que me fez acompanhá-los até Mirandela).
Para saber mais do movimento, clique aqui.
Galerias fotográficas do Pedalofilo no Flickr, aqui.

Sem comentários: