Realizou-se no dia 9 de Dezembro um passeio convívio organizado pelo Clube de Ciclismo de Vila Flor (CCVF). Tratava-se de um passeio, o dia esteve de feição. Fresco quanto baste, mas com grandes períodos de sol e algumas nuvens. No início da manhã ainda se fizeram sentir algumas rajadas de vento forte, mas foram acalmando à medida que o dia ia avançando.
A concentração foi em frente à Câmara Municipal às 8 e 30 da manhã. Os ciclistas foram chegando: sócios do CCVF, alguns amigos e convidados. Desde logo foi notória a presença de um grande número de jovens, objectivo também presente na realização do evento.
Depois dos cumprimentos da praxe (era também uma reunião de amigos), fizeram-se as fotografias do grupo. O novo equipamento do CCVF, de cores alegres e vistosas, foi motivo para muitas fotografias. As cores, a publicidade e a colocação da mesma, que motivam algumas piadas (algumas com graça), são completamente assumidas e sem complexos pelos elementos do clube. As cores foram inspiradas nas cores da bandeira de Vila Flor, quer da freguesia quer no município. Além do logótipo do clube, nas costas está bem visível o logótipo oficial da freguesia de Vila Flor. Também o endereço da página de web da freguesia aparece estampado em quatro locais. A designação município de Vila Flor aparece quatro vezes. No equipamento completo, a designação Vila Flor aparece 16 vezes. É objectivo do clube levar o nome de Vila Flor a onde quer que vá, defendendo as suas cores com simpatia, suor e triunfos.
Depois de uma curta volta pela parte antiga da vila, partimos pela Rua da Pereira em direcção à Barragem do Peneireiro. Digo, partimos, porque eu também lá estava, pedalando e fotografando num janota equipamento amarelo e púrpura. O percurso levou-nos ao campo de futebol de Samões e depois à barragem. O grupo deslocava-se todo junto, o percurso não estava marcado e era necessário que ninguém se perdesse ou ficasse para trás. Subimos depois ao alto do Concieiro, a 731 metros de altitude, ponto mais alto do passeio. Descemos em direcção ao campo de futebol de Samões e dali para Vila Flor. O reforço foi servido na nova sede do clube, situada na Rua Rainha Santa (Bairro Amarelo) . Foi um momento importante, o cortar da fita, inaugurando um espaço que se pretende de encontro e dinamização de toda a actividade do clube. O espaço não é muito grande mas foi o suficiente para os atletas em prova e todas as pessoas envolvidas na logística da prova. Ninguém se fez rogado, estavam percorridos aproximadamente 15 quilómetros e o apetite já se tinha feito sentir. Do reforço destaco mais de meia dúzia, de sobremesas qual delas a mais apetitosa. Ninguém se lembrou dos bolos económicos que costumo levar na mochila!
Dada a partida, seguimos para a Zona Industrial, por um caminho entre vinhas. Subimos na extremidade da Quinta das Carvas até atingirmos a estrada que segue para Macedo de Cavaleiros. Descemos (direcção Barracão) até ao Lagar de Azeite da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Vila Flor e Ansiães e seguimos em direcção a Vilas Boas. Não chegámos à aldeia. Contornámos a Quinta do Reboredo e subimos por um caminho com bonitas vistas panorâmicas até junto ao campo de futebol de Vilas Boas. Já se sentia o “cheiro” a casa e toda a gente se achou cheio de forças para pedalar rapidamente até Vila Flor. A chegada foi de novo em frente à Câmara, não sei quem chegou primeiro mas tenho a certeza que não fui eu.
Depois de um banho reconfortante nos balneários do pavilhão municipal, o almoço foi servido no restaurante Pala do Conde. Ninguém parecia com pressa. A comida estava saborosa e a conversa animada girando à volta de forquetas, pneus e pedaleiras. Alguns amigos mais juntaram-se ao grupo totalizando uma meia centena de pessoas.
Distribuíram-se os brindes e começou a pensar-se noutras provas, no futuro.
A direcção do Clube de Ciclismo de Vila Flor está de parabéns: parabéns pela passeio que organizou; parabéns pelo novo equipamento que levará Vila Flor a muitas provas de BTT pelo Norte do país; e parabéns pela nova sede, peça importante na dinamização de toda actividade futura.
O passeio de BTT teve o apoio da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia, das águas Frize, do Restaurante Pala do Conde e de familiares e amigos dos ciclistas que se envolveram na logística do evento. Parabéns a todos.
Ver mais fotografias no Blog - À Descoberta de Vila Flor
Sem comentários:
Enviar um comentário