XCO: Ricardo Marinheiro sagra-se vice-campeão mundial

O júnior Ricardo Marinheiro, em representação da Selecção Nacional, alcançou um resultado histórico do ciclismo português ao conquistar a primeira medalha num campeonato do mundo de cross-country (XCO), a disciplina olímpica de BTT.

O jovem betetista português, bicampeão nacional da sua categoria, foi apenas suplantado pelo italiano Gerhard Kerschbaumer, tendo terminado a sua corrida com 1m19s de atraso para o vencedor, após as cinco voltas ao circuito do Parque Florestal de Monte Stromlo, nas cercanias de Camberra, capital da Austrália.

A corrida na qual a Selecção Nacional alinhou com três seleccionados - Ricardo Marinheiro (Neves/Vauner/Ramalde), David Rodrigues (ASC Vila do Conde) e Mário Costa (MSS-Povoa de Varzim-Maxibikes) - fugiu aos prognósticos de mau tempo e com um sol radiante partiu com um total de 76 betetistas e um forte arranque de Kerschbaumer às pedaladas iniciais, disposto a evitar riscos desnecessários com a primeira selecção no single-track.

“Estou muito satisfeito com este resultado e com esta medalha. A prova correu-me bem e um segundo lugar é muito positivo. Foi um circuito extremamente técnico e muito exigente em termos fisicos, mas de puro cross-country. Gerhard Kerschbaumer foi realmente superior. Impôs um andamento muito forte, sobretudo nas subidas, e é um justo vencedor. Estou feliz por esta conquista para o btt português”, referiu Ricardo Marinheiro que deu uma importante pedalada à sua afirmação internacional e, em simultâneo, ao objectivo estabelecido a médio prazo com a presença nos Jogos Olímpicos de 2012.

CLASSIFICAÇÕES
1º Gerhard Kerschbaumer (Italia), 1h31m11s
2º Ricardo Marinheiro (Portugal), a 1m19s
3º Reto Indergand (Suíça), a 1m34s

Fonte: Jornal Ciclismo

Sem comentários: