Pastinhas dos travões de disco e quais escolher

Para quem não quer correr o risco de ficar a travar com metal em vez de pastilhas de um momento para o outro pode (e deve) verificar o estado das pastilhas tirando o disco ou com uma lanterna por cima da bomba de travão (a visibilidade depende da marca/modelo do travão) e sempre que se retirar a roda. Durante o andamento também é possível saber quando as pastilhas tão quase no fim, através de um aquecimento superior ao normal (que se traduz em perda de potência nas travagens) derivado à existência de menos material, que por vezes é tão grande o aquecimento que pode começar a cheirar a ferodo (material abrasivo das pastilhas) ou pelo facto de a travagem ser cada vez mais perto do punho. Outras causas para uma perda da potência normal de travagem são as pastilhas vidradas (polidas) devido à acumulação de pó nas pastilhas tornando-as polidas e sem atrito para parar o disco (normalmente acompanhado de um chiar) ou areias que ficaram coladas ao ferodo da pastilha e roçam no disco. Para as pastilhas vidradas a solução é lixar a pastilha com uma lixa de água fina o suficiente para ficar áspera. Quando a areias na pastilha basta tirar as areias e lixar alguma rugosidade sempre com lixa de agua fina, quer nas pastilhas quer no disco. Depois de derreter as pastilhas com as travagens tem-se obviamente de comprar novas, e então vemos dentro do conjunto compatível com o nosso modelo e marca de travão que nem todas são feitas do mesmo material, tendo cada material vantagens e desvantagens consoante o nosso andamento bem como a frequência a que andamos. Existem de dois tipos: orgânicas (composto semi-metálico, resina ou cerâmica) e sintéticas (composto metálico).

Vantagens das pastilhas orgânicas:

- Boa modulação;
- Garante boas travagens em tempo seco/molhado;
- Agarram suavemente o disco;
- Isolam o calor nas pastilhas e disco;
- Geram pouco calor.

Desvantagens das pastilhas orgânicas:

- Duram pouco.

Vantagens das pastilhas sintéticas:

- Garante boas travagens em qualquer condição atmosférica;
- Duram bastante.

Desvantagens das pastilhas sintéticas:

- Geram bastante calor.
- Não são aconselhadas para travões com sistemas hidráulicos fechados.

Sabendo agora as vantagens e desvantagens, podemos concluir que as pastilhas orgânicas são melhores para lazer (passeio) e competição, pois como geram pouco calor a potência dos travões é maximizada e sendo mais baratas (as de composto semi-metálico e cerâmicas, pois as de resina são tão caras como as sintéticas) que as sintéticas e são também ideais para o utilizador que usa a bicicleta de vez em quando. Quanto à capacidade de isolar o calor nas pastilhas e disco evita stresses reduzindo a quantidade de calor que chega à bomba de travão que em certas condições poderia fazer o fluido hidráulico ferver e formar gás (ar) no interior da bicha hidráulica, obrigando a sangrar o travão quando a manete pasmasse de tanto ar no sistema. As sintéticas são preferíveis para o uso regular e frequente em qualquer condição atmosférica e terreno, no entanto não são recomendadas para Downhill de competição devido ao seu aquecimento rápido.
Quanto a marcas que vendam pastilhas para travão (disco), além das próprias marcas dos travões, temos a EBC, Jagwire, BBB, Fibrax, Clarks e a Goodridge.