
Passeio Convívio
Realizou-se no dia 21 de Dezembro mais um passeio - convívio destinado a sócios do Clube de Ciclismo de Vila Flor. O frio não foi suficiente para afastar os entusiastas do pedal, juntando-se mais de 30 ciclistas.
O percurso, pensado para um passeio, estendia-se para oeste de Vila Flor, numa das zonas mais planas do concelho. Não havia qualquer marcação, seguindo todos num grupo mais ou menos coeso, com frequentes paragens para a fotografia, ou para esperar algum bttista que teve algum azar. É que mesmo num passeio, não faltaram alguns furos ou outros contratempos, nada que não pudesse ser resolvido pelo grupo, no momento.
O dia esteve muito agradável, cheio de sol. Nalguns pontos do percurso dava para ver o Vale da Vilariça cheio de nevoeiro!
Depois de uma passagem pela Praça da República, o pelotão seguiu em direcção à barragem Camilo Mendonça. Seguiu depois em direcção ao Seixo, subindo a encosta à direita em direcção ao santuário de Santa Cecília. Aí foi distribuído o reforço. Ninguém tinha pressa.
A etapa seguinte foi o Ribeiro dos Moinhos, em Valtorno. É uma zona muito bonita, mesmo nesta altura do ano. Depois se descer alguns quilómetros ao longo do ribeiro, o pelotão começou a subida em direcção ao Seixo de Manhoses, que atravessou perto do meio-dia.
Seguiu-se uma nova passagem pela barragem, uma nova deslocação junto ao campo de futebol de Samões e depois o regresso à Vila.
O almoço foi no restaurante O Zéquinha. O percurso pode não ter consumido todas as energias, mas não faltou apetite o boa disposição.
Para terminar houve uma visita à sede do clube e a distribuição de brindes.
É de realçar a presença de muitos jovens participantes, o que demonstra bem o entusiasmo crescente que esta modalidade está a ter. Não faltou a demonstrá-lo um grupo de jovens da associação Vimont. Também Carrazeda de Ansiães se fez representar muito bem com um bom grupo de sócios.
O Clube de Ciclismo está mais uma vez de parabéns, pelo excelente passeio proporcionado, pelo reforço, pelo almoço bem servido e pelos brindes dados a todos os participantes.
O percurso, pensado para um passeio, estendia-se para oeste de Vila Flor, numa das zonas mais planas do concelho. Não havia qualquer marcação, seguindo todos num grupo mais ou menos coeso, com frequentes paragens para a fotografia, ou para esperar algum bttista que teve algum azar. É que mesmo num passeio, não faltaram alguns furos ou outros contratempos, nada que não pudesse ser resolvido pelo grupo, no momento.O dia esteve muito agradável, cheio de sol. Nalguns pontos do percurso dava para ver o Vale da Vilariça cheio de nevoeiro!
Depois de uma passagem pela Praça da República, o pelotão seguiu em direcção à barragem Camilo Mendonça. Seguiu depois em direcção ao Seixo, subindo a encosta à direita em direcção ao santuário de Santa Cecília. Aí foi distribuído o reforço. Ninguém tinha pressa.A etapa seguinte foi o Ribeiro dos Moinhos, em Valtorno. É uma zona muito bonita, mesmo nesta altura do ano. Depois se descer alguns quilómetros ao longo do ribeiro, o pelotão começou a subida em direcção ao Seixo de Manhoses, que atravessou perto do meio-dia.
Seguiu-se uma nova passagem pela barragem, uma nova deslocação junto ao campo de futebol de Samões e depois o regresso à Vila.
O almoço foi no restaurante O Zéquinha. O percurso pode não ter consumido todas as energias, mas não faltou apetite o boa disposição.Para terminar houve uma visita à sede do clube e a distribuição de brindes.
É de realçar a presença de muitos jovens participantes, o que demonstra bem o entusiasmo crescente que esta modalidade está a ter. Não faltou a demonstrá-lo um grupo de jovens da associação Vimont. Também Carrazeda de Ansiães se fez representar muito bem com um bom grupo de sócios.
O Clube de Ciclismo está mais uma vez de parabéns, pelo excelente passeio proporcionado, pelo reforço, pelo almoço bem servido e pelos brindes dados a todos os participantes.Novo grupo Sram XX 2009
BTT Carrazeda 16-11-2008 - Apontamentos
No dia 16 de Novembro foi inaugurada em Carrazeda de Ansiães a Rede Municipal de Percursos. Juntamente com mais 5 percursos pedestres espalhados por várias aldeias do concelho, integra também a rede, uma “Rota por Trilhos Vinhateiros” para BTT.A concentração para o PR4 - Percurso Pedestre Trilho da Fraga das Ferraduras (Carrazeda de Ansiães) e para o percurso em BTT aconteceu em junto às piscinas municipais. A adesão ao evento não foi das melhores e, no caso do BTT, não fosse a amizade entre os praticantes da modalidade entre Carrazeda e Vila Flor, através do Clube de Ciclismo de Vila Flor, e o grupo de participantes teria ficado reduzido a metade.

O primeiro contratempo aconteceu logo no momento de pagamento das inscrições. O reforço distribuído aos participantes limitou-se a uma barra de chocolate, uma maçã e uma garrafa de água. Tudo isto no início de um percurso com 29 quilómetros!
O sr. Presidente da Câmara brindou os participantes com algumas palavras dando-se de seguida a partida.

O percurso foi no geral bastante interessante com passagem pelas localidades de Amedo, Paradela, Pombal, Pinhal do Norte, Felgueira, Zedes e Samorinha. A segunda metade do percurso é a mais dura com subidas bastante extensas embora com bom piso. Os tons de Outono eram bem visíveis quer nos soutos, nas vinhas e nos pomares de macieiras.
Dois momentos interessantes são a passagem pela Felgueira, lugar a que restam 2 habitantes e a subida à capela de Senhora da Graça a 898 metros de altitude.

O banho revigorante foi nos balneários da Escola EB2,3 e Secundária.
O almoço, na Quintinha do Manel, era mais prometedor do que aquele que tinha sido servido em eventos de BTT, em Carrazeda. Infelizmente também o almoço deixou muito a desejar. Foi servida uma feijoada, com fraco aspecto, que em nada dignifica o restaurante nem a organização do evento.
Se o grupo de participantes no BTT já era pequeno, foram ainda menos os que se inscreveram no almoço. Ou já sabiam o que os esperava, ou não se sentem bem na companhia dos restantes companheiros do pedal.

Durante o almoço foi distribuído um inquérito com algumas questões sobre o percurso. A insatisfação era maior com a organização do que propriamente com o percurso, no entanto, este também merece alguns reparos: a classificação do grau de dificuldade do percurso como Fácil é um eufemismo. Mesmo os mais experientes no BTT acharam que esta classificação não estava correcta. Os quilómetros feitos por estrada entre Pombal e Pinhal podiam e deviam ser feitos por caminhos rurais. Chamar ao percurso “Trilhos Vinhateiros” também é exagero. Apenas se encontram vinhas em menos de um quarto do percurso, com maior concentração à volta de Paradela e Pombal. Há freguesias no concelho com muito mais vinhedos do que Zedes!

Quanto à organização, há a ressalvar pela negativa: o preço elevado da inscrição (12€); a não existência de qualquer brinde ou recordação; o reforço alimentar que praticamente não existiu; a distribuição de bebidas ao longo da prova, que também não existiu e a fraca qualidade do almoço.
Salvam-se disto tudo: as bonitas paisagens percorridas que, mesmo com um dia pouco agradável, provocaram algumas exclamações de espanto e a companhia de um grupo de pessoas de Carrazeda e de Vila Flor que levam a amizade para além das provas ou passeios de BTT.
Do Grupo de Ciclismo de Vila Flor estiveram presentes 13 praticantes de BTT.
Aníbal Gonçalves
Subscrever:
Comentários (Atom)























