Ricardo Marinheiro iguala David Rodrigues e vence Taça do Mundo - XCO

Ricardo Marinheiro conquistou dia 12 Setembro a vitória na penúltima prova da Taça do Mundo de Cross-Country, uma semana após a conquista da medalha de prata no Mundial de Camberra. Aproveitando a melhor condição física da época, o júnior lisboeta igualou o feito de David Rodrigues , vencendo uma prova da Taça do Mundo na sua categoria. Se o sucesso de David Rodrigues em Madrid em Maio último foi uma prova de recuperação, Marinheiro foi hegemónico na liderança da corrida ao longo das quarto voltas do percurso apenas cedendo, por breves momentos, o comando ao helvético Matthias Stirnemann, ultrapassado na última Volta.

O sucesso de Marinheiro em Champéry recoloca o BTT português com os melhores resultados da sua história, numa evolução dos corredores mais novos que se prevê dominadora a médio prazo nos escalões superiores da Elite Mundial. “O Ricardo Marinheiro voltou a provar ser um dos melhores júniores (17-18 anos) do mundo tendo feito uma gestão excelente do seu esforço em Campéry, tal como fez em Camberra. Garantiu uma vitória de todos os portugueses e de afirmação do potencial jovem da Selecção Nacional de Cross-Country”, resumiu Paulo Pais, seleccionador nacional de BTT.


CLASSIFICAÇÕES
1º Ricardo Marinheiro (Portugal), 1h09m16s
2º Reto Indergand (Suíça), a 9s
3º Matthias Stirnemann (Suíça), a 53s
4º Evan Guthrie (Canada), a 1m13s
5º Aurélien Daniel (França), a 2m35s

XCO: Ricardo Marinheiro sagra-se vice-campeão mundial

O júnior Ricardo Marinheiro, em representação da Selecção Nacional, alcançou um resultado histórico do ciclismo português ao conquistar a primeira medalha num campeonato do mundo de cross-country (XCO), a disciplina olímpica de BTT.

O jovem betetista português, bicampeão nacional da sua categoria, foi apenas suplantado pelo italiano Gerhard Kerschbaumer, tendo terminado a sua corrida com 1m19s de atraso para o vencedor, após as cinco voltas ao circuito do Parque Florestal de Monte Stromlo, nas cercanias de Camberra, capital da Austrália.

A corrida na qual a Selecção Nacional alinhou com três seleccionados - Ricardo Marinheiro (Neves/Vauner/Ramalde), David Rodrigues (ASC Vila do Conde) e Mário Costa (MSS-Povoa de Varzim-Maxibikes) - fugiu aos prognósticos de mau tempo e com um sol radiante partiu com um total de 76 betetistas e um forte arranque de Kerschbaumer às pedaladas iniciais, disposto a evitar riscos desnecessários com a primeira selecção no single-track.

“Estou muito satisfeito com este resultado e com esta medalha. A prova correu-me bem e um segundo lugar é muito positivo. Foi um circuito extremamente técnico e muito exigente em termos fisicos, mas de puro cross-country. Gerhard Kerschbaumer foi realmente superior. Impôs um andamento muito forte, sobretudo nas subidas, e é um justo vencedor. Estou feliz por esta conquista para o btt português”, referiu Ricardo Marinheiro que deu uma importante pedalada à sua afirmação internacional e, em simultâneo, ao objectivo estabelecido a médio prazo com a presença nos Jogos Olímpicos de 2012.

CLASSIFICAÇÕES
1º Gerhard Kerschbaumer (Italia), 1h31m11s
2º Ricardo Marinheiro (Portugal), a 1m19s
3º Reto Indergand (Suíça), a 1m34s

Fonte: Jornal Ciclismo

EuroBike 2009