Maratona de Portalegre com um máximo de 3000 participantes em 2008 (Noticias)

A pedido de alguns amigos do BTT publico, mais uma vez, na integra, a entrevista ao responsável pela Maratona de Portalegre.
Um dia depois da sexta Maratona de BTT em Portalegre, a equipa do Ases do Pedal, Centro Cultural e Desportivo fundado oficialmente em Outubro de 1999, iniciou a preparação da edição de 2008. Manuel Vilela, o ‘rosto’ deste mega-evento, revelou na entrevista ao BTTnews algumas novidades para a próxima maratona.

1 - Quase cinco mil betetistas na Maratona de Portalegre deixaram muita gente surpreendida.
Na partida, o secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, ficou perplexo com o mar de capacetes e bicicletas. O que lhe disse depois de ter dado início à maior prova de BTT alguma vez realizada em Portugal?Na conversa que mantivemos após a partida constatei que o Sr. Secretário de Estado ficou agradavelmente surpreendido pelo espectáculo proporcionado pela partida em simultâneo de quase 5000 participantes. Logo ai, propôs um eventual apoio do IDP no sentido de transformar o PortalegreBTT num Mega-Evento.
2 - Para o Ases do Pedal o que significou a realização desta mega-maratona?
Foi uma experiência única e que dificilmente se deve repetir. É muito gratificante pertencer a uma equipa que no dia do PortalegreBTT cresceu até às 350 pessoas, que na sua maioria colaborou de uma forma gratuita. Mas temos a noção de que não podemos abusar do voluntariado das pessoas.
3 - Muitos dos participantes questionavam-se no final da maratona sobre o número de participantes em 2008.
O Ases vai reduzir o número de inscritos?
O número de participantes na próxima edição deve situar-se entre os 2500 e os 3000.
4 - Quais são as razões dessa redução?
Garantir a qualidade do PortalegreBTT.
5 - Algumas dezenas de betetistas sofreram graves acidentes.
Um dos participantes encontra-se ainda internado em estado grave no Hospital de Portalegre. Qual é o seu quadro clínico?
Felizmente já se encontra livre de perigo. Realço que os Ases do Pedal são de longe a organização que mais investe na segurança.
6Quais foram os meios que estiveram no terreno?
Este ano a maratona contou com 18 ambulâncias, um helicóptero, veículos todo o terreno, cerca de 70 elementos dos Bombeiros e
Cruz Vermelha, GNR e Policia em todas as travessias e cruzamentos

“Percurso mais suave em 2008

7- Em relação à maratona de 2008 quais são as novidades?
Haverá alteração de percurso, maior ou menor desnível acumulado, mais dureza...Tudo aponta para que o percurso seja mais suave. Só no final do ano a quase totalidade do percurso estará pronta.
8 - Quais são os projectos futuros do Ases do Pedal?
Continuar a organizar o PortalegreBTT e com um pouco de vaidade sentimos que já fizemos um pouco pela história do BTT em Portugal.
9Trace um perfil do Ases do Pedal, desde a sua fundação até aos dias de hoje.
Um pequeno clube que privilegia as modalidades de contacto com a natureza e que assim quer continuar. O desporto federado não é o nosso objectivo.

Fonte: BTTnews

Sem comentários: